Identificação do que é produto. Estratégias de linha de produto e marca. Componentes básicos do composto do produto. Elementos da administração de produtos. Ciclo de vida e sua aplicação. Modelos de desenvolvimento de novos produtos e os componentes tangíveis e intangíveis de uma oferta de marketing.

Ambiente de mercado e o comportamento do consumidor. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O comportamento do consumidor e a gerência de marketing. O comportamento do comprador organizacional. Ética em marketing, consumerismo e tendências em gestão de marketing e comportamento do cliente.
O processo mercadológico. Produto. Preço. Promoção e distribuição.

Os conceitos e planos associados ao marketing internacional. O mercado global e o ambiente de marketing global. As decisões estratégicas e posicionamento competitivo em mercados externos. Estratégias de ingresso em mercados-alvo no exterior.


Pesquisas primárias e secundárias. Fundamentos da análise estatística. Análise de resposta. Detecção automática de interação. Análise de segmentação.
Planejamento estratégico. Elaboração e implementação de estratégias. Posicionamento competitivo. Vantagem competitiva baseada no marketing. Análise de atratividade.