O papel da área de recursos humanos no desenvolvimento da organização e sua interação com as outras áreas da organização.
Os subsistemas da área de gestão de recursos humanos e seu impacto nos resultados da organização com ênfase nos aspectos relacionados à cultura, ao clima e à comunicação organizacionais. A filosofia de gestão de pessoas com análise da dissonância entre o discurso e a prática.
Significado do trabalho. Qualidade de vida dos trabalhadores no exercício do seu trabalho. Instrumentos para o cuidado de pessoas e grupos sociais. Qualidade de vida e o stress. Promoção da saúde no trabalho. Programa de QVT. Mensuração e pesquisa de QVT.
Valorização de pessoas: agregação de valor, padrões tradicionais e novos padrões. Formas de reciprocidades, recompensas, incentivos em relação às tarefas do cargo e valor do indivíduo por seu histórico profissional, suas competências e habilidades. A estrutura da remuneração a partir de sistemas apropriados a cada situação, às formas de progressão na estrutura organizacional, política salarial e às práticas de mercado.
Movimentação de pessoas: mercado e planejamento interno. Captação de pessoas. Seleção: políticas, papéis e processos. Novos paradigmas em seleção de pessoas. Relação entre os subsistemas de gestão de recursos humanos e o processo de seleção.
A aprendizagem do adulto. O processo de treinamento: etapas, tipos, tendências e retorno sobre o investimento. Desenvolvimento organizacional. Relação entre os subsistemas de gestão de recursos humanos e o processo de treinamento e desenvolvimento.