Conceitos básicos. Controle da qualidade. Políticas e objetivos da qualidade. Gestão da qualidade. Planejamento estratégico da qualidade.
Elaboração e análise de sistemas de relatórios com informações contábeis/gerenciais, objetivando o atendimento das necessidades dos tomadores de decisão para a gestão econômica, financeira e patrimonial das entidades empresariais.
Organização de empresas. Interpretação e análise de demonstrativos contábeis. Fluxo de caixa. Orçamento empresarial. Custos. Planejamento tributário. Formação de preço de venda. Noções de engenharia econômica. Avaliação de projetos de investimento.
Planejamento e controle da produção e da cadeia produtiva. Projetos em operações e logística. Melhorias em operações: manutenção, qualidade.
Conceito de marketing e sua evolução. Ambiente de marketing. Posicionamento. Composto mercadológico. Pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor (B2C) e do comprador organizacional (B2B). Administração e desenvolvimento de produtos. Marketing de relacionamento e CRM. Plano de marketing. Ética em marketing.
Os subsistemas de RH: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, incentivos e remuneração. Planejamento e dimensionamento da necessidade de pessoas. Avaliação de desempenho.