História e regimes políticos. Relações públicas governamentais. Lobby. Instituições e sujeitos políticos. O "marketing" político. Relações entre mídias e políticos. A imagem. A opinião pública. Questões éticas.
A inserção das empresas brasileiras no comércio internacional atual e os desafios do seu crescimento de acordo com as novas tendências mundiais. Os componentes de marketing internacional. As estratégias de internacionalização de empresas. O processo da negociação internacional. Sistemáticas de importação e exportação.
Jogos de Empresa - 16h/a - Tagli Mallmann, Ms.
Ementa:
Simulação de ambiente empresarial através de jogos de empresas.
Inteligência competitiva e construção de cenários. Identificação de oportunidades e ameaças tecnológicas, de mercado e institucionais. Métodos de prospecção tecnológica para negócios
A evolução da Governança Corporativa no mundo e no Brasil. Código das melhores práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. O papel do conselho de administração. O papel da diretoria nas organizações. A ética na empresa familiar.
Contextualização do planejamento ambiental no Brasil e no Rio
Grande do Sul. O processo decisório na política ambiental. Instrumentos de gestão ambiental. O modelo atual de gestão ambiental e o papel dos diferentes atores. NBR ISO 14000.
 Ética nas organizações, cidadania coorporativa, responsabilidade social nas empresas, balanço social das empresas, evolução do balanço social no mundo e no Brasil, Norma Internacional de Responsabilidade Social - SA 8000, marketing social, gestão ambiental, impactos e auditorias ambientais.
Globalização. Mercado internacional. Economia internacional e comércio exterior. As empresas e os movimentos sociais na economia mundial. Economia brasileira.