Globalização. Mercado internacional. Economia internacional e comércio exterior. As empresas e os movimentos sociais na economia mundial. Economia brasileira.

Estratégia. Diretrizes condicionantes. O ambiente interno e externo. Objetivos e metas. Fatores críticos de sucesso. Escopo competitivo. Vantagem competitiva. Tecnologia e competitividade.

Definição de informação e conhecimento. O valor da informação para a organização. Teoria geral de sistemas. Sistemas de informação. Tecnologias aplicadas a sistemas de informação. Gestão estratégica da informação e do conhecimento. Tecnologias para a gestão da informação e do conhecimento. Novas tecnologias de informação.

Aspectos relevantes do cooperativismo visando a discutir o processo administrativo e a tomada de decisões na gestão da empresa. Os diversos modelos de gestão cooperativa. As quatro áreas de atividades do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle.

Método científico. Elaboração do projeto de pesquisa. Os métodos no contexto das ciências sociais: o estudo de caso e a pesquisa-ação. Técnicas de apresentação de idéias.

Análise exploratória multivariada. Análise fatorial. Análise discriminante. Regressão logística. Modelagem de equações estruturais. Análise de correlação carônica. Escalonamento multidimensional. Análise de preferência conjunta. Análise de correspodência