Formandos do MBA do Amazonas visitam Faccat

Formandos do MBA do Amazonas visitam Faccat

por Administração Faccat -
Número de respostas: 0

A primeira turma do MBA Gestão de Cooperativas - Manaus visitou o estado do berço do cooperativismo brasileiro, o Rio Grande do Sul, foi coroado com a visita à Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), entidade que realiza o curso por meio de convênio com o sistema OCB-Sescoop/AM e a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), também do estado gaúcho.

Os estudantes amazonenses, acompanhados do professor Derli Schmidt, coordenador da Escoop e também coordenador do MBA, foram recebidos pelo diretor-feral da Faccat, Delmar Henrique Backes, que falou da filosofia da instituição. “A Faccat valoriza a extensão para trazer a comunidade para a escola e/ou levar a escola à comunidade. O espaço aqui é aberto e gratuito”, disse. Aos formandos, deixou uma mensagem de estímulo: “Tirem o máximo proveito do curso. Vocês têm muito o que aprender. Seja pela convivência com os colegas de formação diversa; seja pelas amizades que se constroem, seja pelo conhecimento mesmo, que nunca é demais. E não parem jamais de estudar”.

O presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Junior, contou da luta para levar o curso para o Amazonas e do apoio que recebeu das lideranças cooperativistas gaúchas, a exemplo do professor Derli Schmidt e do presidente do Sistema Orcegs-Sescoop/RS, Vinícius Perius, que testemunharam da excelência do ensino da Faccat. “Não poderíamos concluir o curso sem essa visita à Faccat. Já nos consideramos parte desta instituição”, disse, anunciando a continuidade do projeto com a formação de nova turma do curso em Manaus. “Porque os resultados já se mostram, já percebemos o germinar da semente que foi plantada”, filosofou, referindo-se ao resultado na formação dos atuais formandos, que têm demonstrado evolução no conhecimento do verdadeiro cooperativismo e na aplicação dos conceitos aprendidos no curso.

Manhã no Sicred - Pela manhã, os alunos estiveram no centro administrativo do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred), onde assistiram duas palestras. A primeira, ministrada pelo presidente-executivo do sistema, Ademar Schardong, e a segunda, pelo gerente de Formação do Sicred, Marcos Schwirgel, que apresentou os programas de formação, educação e cultura da fundação.

Ademar mostrou a complexidade do sistema, composto por mais de cem cooperativas, os desafios enfrentados em um mercado dominado por cinco poderosas instituições bancárias e os potenciais de crescimento do segmento. “No mundo, as cooperativas de crédito detêm entre 20% e 28% do crédito; no Brasil, são 3%”, disse.

À tarde, a visita foi à Uniodonto Porto Alegre, onde o grupo amazonense foi recebido pelo presidente da cooperativa, Gilberto Marques Nunes, que saudou os formandos, em especial a presidenta da Uniodonto Manaus, Daniele Magalhães, a quem teceu elogios como sendo responsável pelo sucesso de uma das Uniodontos mais bem administradas do sistema.

À noite, os formandos chegaram no município de Gramado, onde fazem visitas a duas cooperativas durante dois dias.

César Wanderley

 

Anexo ELIANA1125438.jpg